terça-feira, 7 de agosto de 2007

Doação de ações: Santander atende reivindicação do movimento sindical espanhol

Doação de ações: Santander atende reivindicação do movimento sindical espanhol

Nas últimas semanas, o Santander tem informado que no dia 6 de agosto cada funcionário da ativa contratado até o dia 23 de junho de 2007 receberá 100 ações da empresa negociadas na Bolsa de Valores de Madri, na Espanha. A única dica do banco para explicar a doação dos papéis que valem aproximadamente R$ 3.500,00 (conforme simulação feita pelo representante do Santander na última reunião do Comitê de Relações Trabalhistas, realizada dia 5 de julho), está relacionada à comemoração de 150 anos de fundação da multinacional financeira.

O próprio comunicado interno da instituição sobre o tema informa que o montante da doação será registrado no holerite do dia 20 de agosto com o nome de “100 ações – comemoração – 150 anos”, tendo como base o valor de mercado dos papéis no dia 6 de agosto.

Entretanto, uma circular da Comfia-CC.OO. (Federación de Servicios Financieros y Administrativos – Comisiones Obreras) apresenta a visão dos trabalhadores sobre as razões que levaram a empresa a entregar 100 ações a cada funcionário. Segundo o documento, que pode ser acessado pela internet no endereço http://sch.comfia.net/hojas/accion07.html, a doação atende a uma reivindicação da entidade sindical dos bancários espanhóis.

“Comfia-CC.OO. vinha reclamando há meses uma compensação deste tipo, como reconhecimento à contribuição de todos os trabalhadores e trabalhadoras aos excelentes resultados obtidos pelo Santander”, afirma a circular, que acrescenta: “Para reforçar a proposta, a Comfia-CC.OO. levou a cabo no ano passado uma coleta de assinaturas (abaixo-assinado), que foi respaldada por 8.127 companheiros e companheiras”.

Em outro trecho, a entidade sindical espanhola comemora a conquista. “Agora, o Santander atendeu a nossa demanda com esta entrega de ações. Comfia-CC.OO. se alegra por isto e avalia muito positivamente a resposta da empresa a nossa reivindicação.”

O documento conclui mencionando que ainda existem pendências a serem negociadas com o banco. “Esperamos que este reconhecimento da empresa ao trabalho desenvolvido pelo quadro de funcionários tenha continuidade e propicie um clima que nos permita abordar e resolver de forma positiva as reivindicações que ainda temos pendentes com o Santander.”

Aposentados também merecem
Ao analisar o processo de entrega das ações em curso, o presidente da Afubesp, Paulo Salvador partilha da mesma visão positiva da entidade sindical espanhola. Lembra apenas que, no caso específico do Brasil, existe um segmento do banco que tem sofrido muito e mereceria também ser contemplado pela medida. “Como justo reconhecimento, o Santander deveria estender a doação aos aposentados, como fazem outras corporações.”

Ação sindical globalizada
Nos últimos anos, especialmente após a compra do Banespa pelo Santander, os sindicatos de bancários do Brasil têm mantido contatos freqüentes com a Comfia-CC.OO. e outras entidades de trabalhadores de diversos países latino-americanos.

Em maio passado, Rita Berlofa, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Vagner Freitas, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Sebastião Cardozo, presidente da Federação dos Bancários da CUT (Fetec-CUT/SP) estiveram na Espanha, o­nde, em conjunto com Manuel Rodriguez Aporta, secretário de política internacional da Comfia-CC.OO., apresentaram as reivindicações dos trabalhadores brasileiros diretamente à direção mundial do Santander.

O objetivo dessas iniciativas e dos encontros com sindicalistas de outros países é globalizar a luta dos trabalhadores das instituições financeiras multinacionais em defesa de seus direitos.


Fonte: Airton Goes - Afubesp

Nenhum comentário: