Santander realiza aumento de capital para comprar ABN Amro
O banco Santander vai realizar um aumento de capital de entre os 4 e os 5 mil milhões de euros nos próximos meses de Julho e Setembro, com o objectivo de financiar a compra do congénere holandês, que lhe custará um total de 19,90 mil milhões de euros.
Tiago Silva
De acordo com o 'ElMundo', o consórcio de entidades formado pelo Santander, Royal Bank of Scotland e o belga Fortis apresentaram a sua Oferta para adquirir o ABN Amro por 38,4€, o que representa um total de 71,10 mil milhões de euros. A oferta é 13,7% superior à apresentada pelo Barclays.
O conselheiro delegado da entidade espanhola, Alfredo Sáenz, sublinhou que o Santander vai avançar com 5 mil milhões de euros, que serão obtidos com a emissão de acções convertíveis.
O financiamento da operação também inclui a venda da participação no italiano San Paolo-Intesa, assim como de numerosos activos imobiliários, com os quais o banco pretende alcançar o máximo de rentabilidade possível antes que seja aplicável a nova regulação dos riscos: Basileia II.
O responsável assegurou ainda que o banco quer vender a sua participação na Cepsa - da qual deverá receber mais de 5 mil milhões de euros - mas não considerou estes cálculos uma vez que essa venda poderá não ser efectuada antes da compra do ABN prevista para o último trimestre do ano.
"A Cepsa está na lista de activos para vender e é a nossa intenção avançar com a venda, mas por razões de tempo talvez não seja tomada em consideração" para o financiamento da compra do ABN, afirmou Sáenz.
terça-feira, 7 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário